Onde receber Massagem Tailandesa na Tailândia

Estava no templo (Wat)  Phra Chetuphon Vimolmangklararm Rajwaramahaviharn, mais conhecido por Wat Pho, na fila de espera para uma massagem quando ouvi um casal:

Ela: ¿Por qué quieres recibir masaje aquí?

Ele: Porque aquí son profisionales!

Deu-me vontade de lhe perguntar o seu conceito de “profissional”.

Todos os centros de massagens ou estética na Tailândia, onde os massagistas trabalham de manhã à noite a fazer massagens. Onde se paga  menos de 200 Bahts por hora por massagem e que eles recebem uma percentagem disso. (Num sitio onde eu paguei 450 Bahts por uma massagem de 2 horas 50 foram para a massagista.)

Todos os massagistas de rua a fazer massagens aos pés, uma a seguir à outra, nas zonas comerciais… não são profissionais?

IMG_7650

Foto em Wat Pho que tive o privilégio de tirar quando já não havia turistas depois do Templo fechar

Vou fazer um enquadramento. O templo (Wat) Pho é um templo que nasceu do restauro/reconstrução do templo (Wat) Phodharam para servir de primeiro mosteiro na Tailândia criado por ordem do Rei. Este, Rei Rama I (1782-1809), ordenou que o templo servisse de depósito de conhecimento histórico, entre ele médico, da Tailândia. Esses registos foram restaurados nos reinados seguintes. Foram revivificados por ordem do Rei Rama V (1868-1910). E finalmente, sendo o centro do conhecimento médico, no ano 1955 abriu a escola de Medicina e Massagem Tradicional Tailandesa.

Os edifícios que eram usados para ensinar são agora usados como clínicas de massagem onde os visitantes do templo podem receber massagens. E era aqui que nos encontrávamos.

Passei 2 dias desta minha viagem à Tailândia neste templo, não porque se demore assim tanto tempo a visitar, mas porque eu estava a estudar. A ler tudo o que podia, a falar com as pessoas, a pedir informações. Nesses dois dias fui receber massagem. No terceiro dia fui receber massagem ao Chetawan Health Center, que faz parte da Cheetawan Traditional Massage School, que é actualmente onde fica a escola de WatPo, a aproximadamente 200 metros do Templo.

Dado as referencias e importância histórica do templo na massagem muitos turistas recorrem às massagens aqui. Por esta razão tanta gente é capaz de esperar, por vezes, uma hora por uma massagem.

A massagem que recebi no primeiro dia foi… normal. No segundo dia…, igual à primeira, no terceiro dia … foi … igual às anteriores.

Este mesmo fenómeno ocorreu noutras escolas em várias outras cidades que visitei nesta minha viagem à Tailândia, onde existem escolas de massagem. Os massagistas da escola seguem a formula, o protocolo que é ensinado.

Curiosamente a melhor massagem que recebi foi num cabeleireiro, à porta de um dos hotéis onde fiquei. A terapeuta fez uma massagem direccionada às minhas necessidades, às minhas tensões, caminhou em cima de mim e fez-me alongamentos usando técnicas que eu não conhecia.

Voltando ao inicio.

Quando uma pessoa não sabe nada de uma matéria ou de um assunto, não é capaz de avaliar a qualidade dessa mesma matéria ou assunto. É o efeito Dunning-Kruger. Quando uma pessoa vai receber uma massagem a um sitio com a ideia pré-concebida que aí é o melhor sítio porque “eles são profissionais” (mesmo sendo estagiários que estão a aprender e a ganhar experiência e toque) vai ficar com a ideia que aquilo é que é suposto ser uma massagem. Se voltar a repetir no mesmo sitio e lhe fizerem exactamente o mesmo protocolo essa pessoa vai achar que aquele protocolo é que é a “verdadeira” massagem Tailandesa. Se receber depois noutro lugar uma massagem de um terapeuta mais experiente, que faça um protocolo especifico terapêutico para a sua condição, essa pessoa pode achar que aquele terapeuta não percebe nada porque não fez a sequência que ele conhecia, que até tinha sido feita no sitio onde se aprende e “são profissionais” (claro que para isto a pessoa tem de ter o pensamento fechado e não estar aberto à novidade, mas que os existem…).

A Massagem Tailandesa tem centenas de técnicas que mesmo que se faça uma massagem de duas horas não é possível usa-las todas. É uma massagem apaixonante e muito bonita. Qualquer pessoa que goste de massagem e não a conheça, que a experimente pela primeira vez vai achar isso. Independentemente do terapeuta, as técnicas são deslumbrantes.

Mas receber uma massagem não nos faz especialistas na técnica nem nos dá conhecimento para ter termo de comparação.

Por isso, para quem não conhece a massagem: Qualquer sitio é um bom sitio para receber.

Só recebendo várias massagens, em vários estabelecimentos diferentes, por vários terapeutas diferentes é que nos dá conhecimento critico para perceber o que é um bom e um mau terapeuta.

Onde receber massagens, então? Em todo o lado… todos os dias se possível.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: