A primeira vez que ouvi falar desta terapia foi com um nome cuja tradução do Chinês se chama: “Massagem do Imperador”. Fui à procura dela no norte da China, quando lá estive da segunda vez, porque esta é uma das muitas técnicas que não ensinam nos estágios.
(Sim, há muitas técnicas que não ensinam. Umas por serem de regiões diferentes e os médicos de outras regiões não as saberem. Outras por dizerem que nós não as podemos fazer no nosso país, por serem actos médicos e a nossa lei não o permitir, e outras porque… não faço a mínima ideia.
Refiro por exemplo: agulha faca (fica para um próximo artigo), periósteo punctura com decocções,… )
É uma terapia usada em combinação com massagem para várias finalidades.
ALGUMAS das finalidades:
tratamento de contracturas
activar a circulação sanguínea
diminuir inflamação
tratamento de problemas causados por frio
pela sua capacidade de fazer mover e aquecer
perda de peso
pela capacidade do calor de liquefazer a gordura que depois associado a uma massagem de drenagem ajuda a expeli-la do organismo via emunctórios.
Com esta aplicação em vista decidi fazer a experiência quando voltei da China em 2011.
Pedi a colaboração a amigas para serem cobaias e segui o seguinte protocolo
Protocolo
-medir 3 perímetros abdominais: à altura do umbigo, 3 centímetros abaixo e 3 centímetros acima
-pesar
(estas duas alíneas antes e depois da aplicação da técnica, intervalo de tempo de aproximadamente 30 a 40 minutos entre medições)
-tratamentos às 2ªs, 4ªs e 6ªs
Observações
-em todas as aplicações da técnica verifiquei a redução de pelo menos 1 cm de perímetro abdominal na sessão
-nessa segunda medição de perímetro abdominal o peso mantinha-se (não fazia medição depois de ir à casa de banho, para me manter fiel ao protocolo que tinha pré-estabelecido)
-segui este procedimento umas semanas e depois terminei o meu estudo. As minhas cobaias estavam a aparecer mais pesadas e mais inchadas à segunda-feira. Explicaram que como o tratamento estava a funcionar que estavam a sair a mais jantares e almoços…
Pode-se extrapolar daí que nenhum método é eficaz se não houver mudanças de hábitos, alimentação, actividade, mas acima de tudo atitude.
Chamada de atenção:
Não experimentem isto em casa. Há muitos pormenores que deliberadamente não estou a descrever aqui. Este artigo não serve de tutorial.
Agradecimentos:
Rafaela Bastos (por ter sido a cobaia do filme)
Zé “Pistolas” (pelas filmagens e edição do filme)
刘芮溪 (pela tradução dos apontamentos)