Tratamento para Hiper cifose

Quando alguém tem hiper cifose, recorrer a terapias como massagem, osteopatia e/ou miofascial na coluna, é importante, mas é insuficiente.

É possível que alivie sintomas, mas não é definitivo. Na hiper cifose, tal como na maioria dos outros casos, o tratamento depende do trabalho de equipa entre o paciente e o terapeuta.

No entanto, na maioria das vezes, o paciente deposita a expectiva da totalidade da recuperação no trabalho do terapeuta. É mais fácil pedir a uma pessoa para nos tratar do que mudar hábitos, alterar posturas e rotinas. Existem dois motivos principais:

1 – as alterações em si requerem mudança e força de vontade, gestão de tempo, etc

2 – quando não funciona podemos desresponsabilizarmo-nos e culpar “o outro”

Dito isto, e passando para o tratamento propriamente dito:

Tal como referi no post anterior a explicar o mecanismo da Hiper cifose (clicar aqui para aceder): normalmente está associada a fraqueza muscular dos músculos Rombóides e dos flexores profundos do pescoço, em simultâneo a muita tensão nos músculos peitorais, trapézios superiores e elevador da omoplata.

Numa massagem, é tão importante massajar os músculos trapézios, rombóides e elevadores da omoplata (B e C na imagem ao lado), como os peitorais e esternocleidomastoideo (A e D na imagem).

Zona B – Deve-se aplicar massagem profunda e se possível alongamento. Normalmente é uma zona com muita tensão.

Zona C – Deve ser aplicada maioritariamente uma massagem de relaxamento. Estes músculos não estarão tão tensos como na zona anterior, logo, não necessita de uma terapia tão profunda

Zona D – Aconselhado uma massagem progressivamente mais profunda com alongamento em simultâneo

Zona A – A massagem deve ser progressivamente mais profunda, dependendo da tolerância de cada pessoa. Aconselho técnicas de pinçamentos, e deve-se evitar fazer pressão junto das carótidas e da traqueia. Efectuar alongamento posteriormente.

Pessoalmente, eu uso terapia miofascial ou ‘deep tissue’. Quando se usam estas terapias temos de estar muito atentos à tolerância do paciente. As técnicas podem ser dolorosas, logo temos de dosear a nossa vontade de “querer tratar” com a tolerância à dor de cada pessoa.

Uma coisa que referi no artigo sobre a Hiper cifose foi: “É impossível uma pessoa estar atenta à sua postura ininterruptamente.”

Desta forma, podemos adoptar uma estratégia para ajudar o corpo a lembrar de manter uma postura mais correcta: – No final do tratamento, podemos colocar fita adesiva elástica de cinesiologia entre as omoplatas. (Pedimos para juntar as omoplatas e nesse momento colocamos um pouco de tape entre ambas). Sempre que a pessoa estiver a ceder para uma postura menos correcta, irá sentir a tape a puxar e consequentemente lembrar-se de corrigir a postura.

Este é o terceiro de quatro artigos dedicados a este tema.

No primeiro artigo expliquei a causa do síndrome cruzado superior.

Disponível clicando aqui:

No segundo artigo ensino uma dica para posicionar um utente com esta condição na nossa marquesa de modo a estar mais confortável.

Disponível clicando aqui:

No último artigo ensinarei exercícios e auto ajuda para complementar o tratamento

(dentro de 2 semanas)

Agradecimentos

Mafalda Franco pela revisão do artigo

Ilustrações

Feitas por mim

Se este artigo foi útil:

  • por favor partilhe
  • faça um donativo se quiser apoiar este conteúdo

Por Revolut https://pay.revolut.com/profile/joaog0wjm

  1. […] é o quarto artigo dedicado a este tema, sendo que tando a condição quer o tratamento foram explicados em artigos anteriores. Aqui darei mais ênfase aos exercícios. Convido à leitura […]

    Gostar

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: