Numa aula fizeram-me a seguinte pergunta: “Tenho um paciente com uma hiper-cifose e diz que a marquesa lhe magoa na cara. Posso-lhe pôr uma toalha na testa para ficar mais confortável?”
Colocar uma pequena almofada ou uma toalha para ficar mais confortável na marquesa é uma prática comum. Já falei em pormenores para melhorar o conforto na marquesa num artigo anterior.
Pode parecer contra intuitivo, mas neste caso a resposta é: Não.
Não quero com isto dizer que, uma pessoa tendo hiper-cifose torácica ainda tenha que suportar uma sessão com pressão na face.
A explicação é:
Se eu colocar uma almofada ou uma toalha extra na fronte do meu paciente vai forçar a cabeça para trás. Vai agravar a hiperextensão do pescoço e aumentar a compressão dorsal do mesmo. Como a minha intensão é fazer o contrário esta solução não é a mais adequada.
O que devo fazer:
Para que a pessoa com esta particularidade fique mais confortável, a solução é colocar uma almofada ou toalha dobrada debaixo do peito e não à volta do buraco da marquesa. Desta maneira, fica com a face naturalmente pousada na marquesa. O pescoço permanece relaxado e flectido, e, é mais fácil para mim como terapeuta trabalhar nele.
Nota:
Cada caso é diferente e deve ser considerado o enquadramento do todo. Esta sugestão não deve ser seguida no vácuo sem considerar outros factores. Por exemplo, no caso de mulheres é necessário perceber se uma toalha debaixo do peito não tornará mais desconfortável. Ou no caso de haver simultaneamente hiper-lordose. Mas para esse exemplo vou escrever um conjunto de artigos dentro de umas semanas.
Este é o segundo de quatro artigos dedicados a este tema.
No primeiro artigo expliquei a causa do síndrome cruzado superior.
No artigo seguinte vou ensinar indicações para tratamento.
No último artigo ensinarei exercícios e auto ajuda para complementar o tratamento
(dentro de 4 semanas)
Agradecimentos
Mafalda Franco pela revisão do artigo
Ilustrações
Desenhos feitos por mim
Se este artigo foi útil:
- por favor partilhe
- faça um donativo se quiser apoiar este conteúdo
Por Revolut https://pay.revolut.com/profile/joaog0wjm
[…] Disponível clicando aqui: […]
GostarGostar
[…] Disponível clicando aqui: […]
GostarGostar
[…] Disponível clicando aqui: […]
GostarGostar