Numa consulta pediram-me exercícios para potencializar o tratamento que havia feito. Para Fortalecer e deixar de ter dor nos pulsos.
Os exercícios que vou mostrar aqui foram inspirados em 2 filmes.
Estava eu a ver um filme protagonizado por Jet Li, chamado “Romeo Must Die” de 2000 que se pode dizer que é uma história de amor entre um casal de duas “famílias” cujas desavenças passadas desaprovam a sua união. Como o “West Side Story” ou o “Romeu e Julieta”, só que… não… E numa das cenas, da sua fuga da prisão, algemado ele é capaz de lutar e até usar as algemas para sua vantagem.
Noutra ocasião, a assistir ao filme “Who am I?” de 1998 com o actor de artes marciais e comédia Jackie Chan, chamou-me a atenção para as mãos algemadas. Neste filme, ele tinha umas algemas a prender-lhe as mãos atrás das costas. Num salto atlético fica com as mãos à sua frente (já depois de usar cadeiras para se defender).
A pensar nisso desenvolvi uma série de vários exercícios que mímica ter umas algemas.
Usei os seguintes princípios:
- A distancia entre mãos tem de ser suficientemente grande para conseguir saltar à corda nelas como o Jackie Chan fez.
- Os movimentos devem, além de permitir usar os punhos, também escapar de ser agarrado, como que a sacudir alguém que me agarre numa manga
- Os movimentos devem treinar jogo de braços como quem vê os treinos com um Boneco de madeira do Wing Chun (e não tem nem dinheiro nem espaço para o adquirir).
Nunca se sabe quando poderei ter de escapar de uma situação em que me depare acorrentado. Mais vale estar preparado. (Nunca aconteceu essa fantasia ou ilusão estúpida de teenager.)
Só um aparte… para descargo de consciência. Fui rever as cenas dos filmes supracitados para confirmar se seriam mesmo esses, ou se me teria enganado. As cenas não são as mais realistas e não têm o impacto espectacular que tiveram quando eu era uma criança.
Imaginei e desenvolvi muitos exercícios, que claro que funcionam com fins terapêuticos e não têm interesse nenhum bélico. Vou partilhar aqui alguns desses movimentos que são mais direccionados para os pulsos.
Podem prevenir ou tratar dores de escaladores, “heavy users” de computadores e outros desportos ou actividades. E podem fortalecer os pulsos para desportos como Judo, Jiu-Jitsu ou outras actividades não mencionadas aqui.
Requerimentos:
Pano de cozinha. É suficientemente forte.
Toalhas de casa de banho são mais grossas e não se consegue fechar tão bem as mãos nem executar os movimentos. O pano de cozinha deve estar esticado e nós sempre a fazer tensão a puxar com ambas as mãos. Assim este exercício nunca é nem demasiado forte nem demasiado fraco. É a força que temos. Experimentem fazer os exercícios seguintes e eu garanto que vai trabalhar todo o membro superior bem como alguns músculos do tronco.
Primeiro exercício: supinação e pronação
Que podemos iniciar com as mãos em supinação ou pronação
O ideal é fazer das duas maneiras.
Segundo exercícios: enrolar por cima do pano
Também este exercício pode ser feito de duas maneiras. Enrolar uma volta ou duas
Terceiro exercício: enrolar por baixo do pano
Uma volta ou duas voltas.
Quarto exercício: movimento circular
Por fim. Quem experimentou estes exercícios. Que são simples. Pôde sentir que trabalha, são capazes de cansar.
Fazendo estes exercícios uma temporada pode fortalecer os pulsos e tratar alguns tipos de dores.
Se este artigo foi útil:
por favor partilhe
faça um donativo
Por Revolut https://pay.revolut.com/profile/joaog0wjm