Vou começar por avisar que este teste não é um exame super preciso e rigoroso. Também não serve para testar todo o tipo de substancias. Desculpem se induzi em erro com o título.
Este teste pode ser usado para aferir se uma pessoa é intolerante ou tem reacção a algum óleo de massagem ou óleo essencial.
Nesta experiência vamos testar a reacção cutânea da pessoa a alguma substancia que queiramos usar para massajar ou adicionar ao óleo de massagem.
Aviso desde já que há alergias ou sensibilidades que se manifestam por ingestão e que a mesma substância não manifesta o mesmo comportamento por contacto cutâneo.
Repito: este teste é para ser usado para examinar compostos que possamos usar topicamente.
Esta verificação é muito fácil, vamos apenas precisar de um disco desmaquilhante por substancia a testar.
O procedimento é o seguinte:
Aplico uma ou duas gotas de óleo essencial ou outra substancia a testar num disco desmaquilhante.
Aplico o disco desmaquilhante na face interna do braço, entre os músculos bicípite braquial e tricípite braquial.
Nesta região a pele é mais fina em comparação com outras partes do corpo. Por ser uma zona com um nervo, uma artéria e uma veia (Nervo mediano, artéria e veia braquiais) a reacção é mais rápida do que colocar o mesmo disco noutras regiões do corpo que não tenham proximidade com o sistema nervoso e circulatório ou onde a pele é mais grossa.
É um teste rápido (alguns minutos) e sendo positivo a pele fica avermelhada.
É aconselhável fazer apenas o teste de uma substância por braço por dia. De modo a que não existam reacções cruzadas ou resíduos de outras substâncias. Quando testamos misturas de óleos devemos fazer um teste dessa mesma mistura.
Porque é que se faz isto?
O utente pode desconhecer se tem sensibilidade ou alergia a determinada substância (ex:.óleo de massagem ou essencial).
Revisão:
Rafaela Bastos
Rita Correia