Proteger a marquesa

Esta dica pode parecer básica, e na verdade é.

E de certeza que não é novidade para muitos. Por isso é que é uma dica para quem está a começar.

Para quem faz massagens em marquesa com óleo de massagem já percebeu que limpar o óleo da marquesa às vezes pode ser difícil. E quem já usou várias marquesas também já pode ter percebido que alguns óleos ou aditivos (trocadilho com mecânica automóvel) que possamos juntar ao óleo, como óleos essenciais ou balsamos, podem não só tingir mas degradar a pele e assim reduzindo o tempo de vida útil da marquesa, que tanto é nossa amiga.

Curiosidade: uma vez durante uma massagem parti uma perna de uma marquesa. Não que a pessoa que eu estivesse a massajar fosse muito pesada, não. Era só pesada. E também não tem a haver com o facto de eu estar a usar o cotovelo para fazer pressão, não. Eu uso bastantes vezes o cotovelo para me inclinar e usar o meu peso, sem assim fazer força. O que aconteceu foi: estava a fazer massagens num festival de verão, o Andanças, e o piso era irregular, meio inclinado. Desta maneira a pressão nas pernas da marquesa era irregular e estava a incidir muito mais numa delas em comparação com as outras. Depois podem imaginar uma perna a receber uma pressão muito maior que as outras, e ainda por cima essa força não ser longitudinal ao material mas inclinada. A perna vergou e partiu. Mesmo assim a pessoa gostou da massagem.

Por isso, primeira dica (esta nem estava a pensar dizer): verificar que o piso está nivelado.

agora a dica que me levou a começar este post:

img_1740.jpgUsar um lençol de cama com elástico. Há vários tamanhos de lençol capa de cama, ou capas de colchão. Usar um que seja adequado. Em principio o mais pequeno serve. Eu optei por um que não fosse só algodão, mas que fosse impermeável também.

usar a tampa da abertura da face como molde para contornar a abertura para a face.

img_1742.jpgCortar pelo contorno.

Há maquinas de costura que têm uns programas todos giros que protegem os bordos para não desfiar, e umas que cortam o tecido e fazem bainha. (Não sou expert neste assunto, tenho conhecimento básico de costura, não conheço os termos técnicos) Mas por isso também é que optar por um tecido impermeável, que tem uma película/camada interior que dá consistência e impede que desfie foi a minha opção.

Além desta protecção ainda se usa papel de marquesa, tecido não tecido e/ou toalhas.

Agora uma nota: esta é uma ideia. É apenas uma das muitas possibilidades. Uma sugestão minha. Não estou a querer impor nada, nem dizer que a minha forma é melhor que outras. Quando se trabalha em centros de massagens ou em SPAs, cada um tem os seus protocolos e procedimentos e não devemos impor ideias. Sugerir sim. Mas depois depende de vários factores: Imagem do espaço, factor económico (não só da aquisição do material, costura, mas da lavagem recorrente de mais tecidos), entre outros.

E há situações que podem impossibilitar esta pratica. Por exemplo o facto de muitas das vezes quando se trabalha em festivais ou em praias temos de levar mochilas, tendas, marquesa, e tudo às costas, e nessas alturas gestão de peso é MUITO importante para a nossa saúde, e pode-se optar por soluções mais leves.

Por favor faça like e/ou partilhe o artigo se gostou e/ou se acha que poderá ajudar alguém.

Subscreva a Mailing List

* indicates required
Email Address *

First Name *

  1. […] que protegemos a marquesa com um lençol de cama, e que a temos aquecida, vamos colocar as toalhas. Relembro que esta configuração é só uma […]

    Gostar

    Responder

  2. Muito útil professor 😌 vou continuar a ser seguidora assídua do seu trabalho

    Gostar

    Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: