Pergunta de um aluno de massagem Ayurvedica, que queria perceber a diferença dos meridianos Indianos e dos Chineses:
“Sendo que um meridiano tem correspondência com várias áreas do corpo e por isso vários orgãos, então, porque razão cada meridiano chinês tem nome de um orgão específico?”
e eu dei-lhe duas respostas:
Resposta curta: Originalmente os nomes em chinês não estão relacionados com os órgãos directamente, mas com conceitos. Na tradução, e para ser compreendido pelo ocidental, os meridianos ganharam nome de Orgãos. Mas mesmo assim os órgãos não são os órgãos mas um conceito.
Resposta longa: Meridiano refere-se aos trajectos por onde circula Qi e sangue, regulam Yin e Yang. Ligam os órgãos e as vísceras, associam o interior ao exterior e a parte superior com a inferior.
O termo meridiano engloba os meridianos, que é o tronco principal e os colaterais, que são as ramificações destes. Os meridianos ligam e coordenam as suas funções.
Em Medicina Chinesa o sistema de meridianos é constituído por 12 meridianos regulares, 12 ramos, 15 colaterais, 12 meridianos tendino-musculares, 12 áreas dérmicas e 8 meridianos extraordinários.

Free Photo by Annuket annuket on Flickr.com
Quando nos referimos a meridianos, de grosso modo, referimo-nos aos meridianos regulares. Estes incluem 3 meridianos Yin da mão, 3 meridianos Yang da mão, 3 meridianos Yin do pé e 3 meridianos Yang do pé.
A sua distribuição vai do mais Yin, que está mais Anterior, para o mais Yang que está mais Posterior.
Aqui há também o conceito de Yin dentro do Yin e Yang dentro do Yin e vise-versa.
Assim dentro do Yin temos: TaiYin, ShaoYin, Jue Yin; dentro do Yang temos YangMing, TaiYang, ShaoYang. Por esta ordem do mais Yin para o mais Yang.
Finalmente e associando tudo temos TaiYin da mão; ShaoYin da mão; JueYin da mão; TaiYin do pé; ShaoYin do pé; JueYin do pé; YangMing da mão; TaiYang da mão; ShaoYang da mão; YangMing do pé; TaiYang do pé; ShaoYang do pé. (São estes os nomes dos meridianos)
Visto isto é fácil perceber porque mudar os nomes para algo mais simples de lembrar.
(Atenção: há muito MUITO mais a dizer sobre os meridianos.)

Free Photo by DanielleRCrow on Flickr.com
Imagem de titulo por Karen Thornton-Smith no Flickr.com